sábado, 26 de fevereiro de 2011

COMO ESCOLHER?



Acidentes acontecem! É impossível deixar de se deparar com situações indesejadas. Na vida, acontecem coisas agradáveis e desagradáveis; e diante delas, uma escolha se deve fazer. Mas há os que fazem a escolha certa, e há os que fazem a escolha errada. Há os que dizem: “eu sou infeliz porque isso me aconteceu” – essa é a escolha errada!

Por que é a escolha errada? Observe, essa escolha, essa conclusão, está baseada no ACONTECER e não no SER, e o ACONTECIMENTO é passageiro, e o SER é permanente. Aqui, eu estou tomando a palavra ACONTECER no sentido de EXPERIÊNCIA, e a experiência sempre passa, mas o EXPERIMENTADOR fica. Então, se uma pessoa entende que ela (o SER) não é a experiência, e sim o experimentador, então automaticamente ela se liberta do sofrimento “proposto” pelo acontecimento.

Apenas com essa percepção, é possível se separar da experiência. Apenas com essa percepção, é possível negar o que precisa ser negado no processo: a INFELICIDADE. Porque essa é a conclusão errada, a escolha errada. A felicidade e a infelicidade estão em você, mas não é você! A questão é que você se alegra com a felicidade e sofre com a infelicidade. Mas lembre-se: você nem é feliz, nem infeliz. Felicidade e infelicidade são escolhas. Você (seu SER) está para além das escolhas, separado delas, e por isso, pode escolher. Se você pode escolher, então escolha o certo, escolha o que faz bem – não podemos evitar os acontecimentos, mas podemos escolher algo que traz contentamento.

Edson Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário